segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fwd: Arte & Cultura em Guarulhos



--- Em seg, 6/6/11, Darlan Alberto Tupinambá 

 escreveu:


De: Darlan Alberto

 

Assunto: Fwd: Arte & Cultura em Guarulhos
Para:
Data: Segunda-feira, 6 de Junho de 2011, 6:48


Este e-mail é amigo do ambiente,  pondere antes de o imprimir 

Política de envio de e-mails:
*Esta mensagem segue os padrões internacionais e nacionais contra prática de spam, que especifica: -" Uma mensagem não poderá ser considerada spam quando inclua uma forma de o destinatário cancelar ou solicitar o cancelamento do recebimento das mesmas", tudo de acordo com a legislação nacional sobre o envio de mensagens. (Decreto-Lei nº 7/2004).

D i m y t h r y u s
Embaixador Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de La Paix-Genebra, Suiça)


Visite o site:

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia_inicio.php

http://www.gargantadaserpente.com/toca/poetas/dimythryus.php

http://www.meiotom.art.br/darlanpo.htm


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: GIRAGUARULHOS
Data: 6 de Junho de 2011 09:48
Assunto: Arte & Cultura em Guarulhos
Para:
 

Circuito SESC de Artes será no dia 09/junho (quinta-feira),  no calçadão da

Rua D.Pedro / Guarulhos.

Evento trará apresentações gratuitas de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, a partir das 15h.

O calçadão da Rua D.Pedro, no centro de Guarulhos, recebe no dia 09/06, o Circuito SESC de Artes 2011, que trará ao município uma série de manifestações artísticas gratuitas. As apresentações de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, performances, música e teatro terão início às 15h.

O Circuito SESC de Artes 2011 percorrerá 88 cidades paulistas, de 1º a 19/6, reunindo 270 artistas em seis roteiros simultâneos de programação. O evento tem como ponto de partida considerar a experiência artística e quebrar a rotina no cotidiano das cidades, estabelecendo provocações e diálogos com artistas locais e propiciando novas possibilidades.

O Circuito SESC de Artes faz parte de um processo que se iniciou em 1998, quando o SESC lançou o projeto "Lorca na Rua", por ocasião do centenário do nascimento do escritor espanhol Frederico García Lorca. O projeto retomava a experiência do grupo teatral La Barraca, do próprio escritor, e apresentava espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de artes visuais, exibições de vídeo e leituras de textos do poeta, em praças públicas, viajando durante um mês e cobrindo 36 cidades.

Em 1999, o projeto "Coração dos Outros – Saravá Mário de Andrade" levou apresentações a espaços desativados de 65 cidades. A partir daí, o SESC estabeleceu um intervalo de dois a três anos, para que os destaques da programação da Mostra SESC de Artes exibidos nas unidades da Capital fossem apresentados em itinerância pelas unidades do SESC do interior, litoral e região metropolitana.

Foram realizados, então, os projetos "Balaio Brasil", em 2000, "Latinidades", em 2003, e "Mediterrâneo", em 2005, com variações na estrutura, formato e com um número crescente de cidades. Em 2007 realizou-se a "Mostra SESC de Artes Circulações", que teve seu nome, posteriormente, alterado para "Circuito SESC de Artes", cuja programação tornou-se independente da mostra realizada nas unidades da Capital, atendendo 78 cidades naquele ano.

Em constante mudança, o Circuito estabeleceu, em 2008, uma padronização estrutural que segue até hoje: o projeto passou a contar com palcos e camarins padronizados, os mesmos riders técnicos de som, luz e projeção. Os artistas e técnicos contavam, além do ônibus de viagem, com caminhões para o transporte de cenários e equipamentos. Um blogueiro acompanhava cada trajeto, postando seus relatos sobre as atividades no site do projeto. No Circuito SESC de Artes 2010, aproximadamente 180 mil pessoas participaram da programação.

 

 

 

 

Circuito SESC de Artes 2011

Calçadão da Rua D.Pedro.

Programação

9 de junho/2011 (quinta-feira)

15h

 ARTES VISUAIS= Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira

                               Câmera Ambulante

15h

PERFORMANCE= "É crédito ou débito?"

15h30   

CIRCO= "Uma surpresa para Benedita" – Grupo Trampulim (MG)

Este espetáculo apresenta uma leitura contemporânea da linguagem circense, sem perder a força e a simplicidade do circo tradicional. Com números clássicos de palhaço, jogos musicais e um repertório bem eclético, os palhaços Sabonete e Benedita utilizam a música como principal elemento para interagir com o público, e juntos formam uma grande e divertida orquestra musical. Com 17 anos de estrada, o Grupo Trampulim é um dos mais tradicionais grupos circenses de Minas Gerais.

Duração: 60 mim.

16h30

LITERATURA= Canto a Canto – Cia. Teatral As Graças (SP)

Poesias e canções são sorteadas em uma caixinha e oferecidas ao público como um delicado presente nessa intervenção teatral. Criada em 1995, a Cia Teatral As Graças trabalha com espetáculos adultos e infantis.

Duração: 90 min.

17h

DANÇA= "O corpo é a mídia da Dança" – Vanilton Lakka (MG)

O projeto investiga a criação, a análise e a composição dos movimentos do corpo em diversas mídias além da própria cena, como o telefone, a internet e o flip book (gibi interativo). A dança é realizada em vários suportes e formatos, para que o público conheça e questione novas possibilidades. O artista Vanilton Lakka apresenta pontos de contato entre a dança de rua e contemporânea. Lakka é criador-interpréte premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (2005) e atua com produção cultural, criação e pesquisa em dança desde 1991.

Duração: 50 min.

18h

Teatro= "Negrinho do Pastoreio" – Grupo Oigalê (RS)

A peça conta a história do lendário Negrinho do Pastoreio, escravo que é culpado pela perda de uma corrida de cavalos em que o seu senhor havia apostado muito dinheiro. Ele é cruelmente torturado até a morte e jogado moribundo em um formigueiro. Resgatado por Nossa Senhora, é conhecido desde então como protetor de quem tenha perdido algo. Para que ele ajude a achar, basta acender um toco de vela. Reza o folclore que, se ele não achar, ninguém mais acha. Fundado em 1999, o Grupo Oigalê desenvolve um trabalho específico para o teatro de rua e, além de apresentar espetáculos, realiza cortejos, intervenções cênicas e ministra oficinas.

Duração: 45 min.

19h

ARTEMÍDIA= Caixa Prego – EMBOLEX (SP)

19h

ESPECIAL= Videorrepórter

Com a missão de descobrir quais são os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa, um videorrepórter faz rápidas entrevistas sobre quais são as opções de cultura, lazer e entretenimento da região. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco promovendo um encontro das respostas registradas com o público. Serão produzidos 88 documentários, um em cada cidade contemplada pelo Circuito SESC de Artes 2011.

Obs.: participe= escreva seu twitt usando a hashtag #circuitosesc2011 ou suba seu vídeo no Youtube com as palavras-chave "circuitosesc" e "roteiro2". É assim que seus vídeos e twitts serão compartilhados com tudo mais que acontece em Guarulhos.

Acesse: sescsp.org.br/circuito

20h

MÚSICA= Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)

Uma das bandas mais importantes da cena atual pernambucana, esta orquestra possui um trabalho que reflete as experimentações de uma produção musical que, desde os anos 90, mostra sua efervescência com o movimento mangue beat. O grupo relê sonoridades locais como o frevo, maracatu, coco e baião, misturados com grooves latinos, afro beats e ritmos eletrônicos. A riqueza experimental de seu trabalho está presente desde a formação pouco tradicional, que une baixo, guitarra e bateria com flauta, trombone, tuba e outros instrumentos extraídos das orquestras de frevo tradicionais, passando pelos arranjos diferenciados, carregados de sotaques, e constrói uma identidade própria e bem definida.

Duração: 80min.

 

 

SESC/SP E PREFEITURA DE GUARULHOS - SECRETARIA DE CULTURA

 

                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário