O conhecimento rosacruz situa-se no campo da Tradição Esotérica Ocidental. O termo esotérico vem do grego esoterikós significando conhecimento interior daquilo que pertence ao místico ou reservado aos iniciados. Assim, vincular a Ecologia à Espiritualidade mostra-se como um grande movimento - espiritual, religioso, intelectual - que poderia ser definido como a busca do sentido arcano, transcendente, e da experiência iniciática, individual e plena, em um mundo que vem perdendo sua ligação com o sagrado. Isto é, no caso do esoterismo moderno, busca a experiência iniciática na era do descrédito e da crítica às religiões e da ascensão definitiva da ciência racionalista como fonte primordial de saber e gnose.
Trata-se de uma perspectiva que articula a Teoria da Evolução com a Teoria da Criação, ou seja, Deus criou um universo que está em evolução, portanto não é estático nem se orienta para um simples retorno ao Criador. Neste sentido, a prática da Ecologia Espiritual é fundamental, pois torna clara a importância da ação humana no desenvolvimento da consciência, pelo uso consciente dos recursos que permitem aos seres humanos evoluir. Praticantes da Alquimia Mental, através do estudo e da prática ritualista-iniciática, semanalmente trabalham para a evolução espiritual da humanidade em seus rituais.
Assim, o Movimento pela Ecologia Espiritual é um chamado aos homens e mulheres de boa vontade, às instituições em todos os campos sociais, para que juntos possamos ser mais uma força contribuindo para a instauração de uma época de paz, harmonia e abundância de forma sustentável de modo a promover a evolução da humanidade e o desenvolvimento da consciência humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário