A Ecologia Espiritual consiste no interesse pelas relações entre a dimensão religiosa e espiritual dos seres humanos e o meio ambiente. Baseia-se no despertar das consciências individuais para promoção das mudanças globais. Nesse sentido, implica em uma revisão dos valores e posturas, implicando, em última instância, num novo olhar ético para a humanidade. Neste sentido, a espiritualidade deve ser compreendida partindo-se do fundamento ontológico da existência.
Portanto, trata-se de uma espiritualidade complexa que contempla uma visão abrangente da integralidade do homem com o meio, do respeito fundamental aos relacionamentos humanos e da existência de uma energia superior, compreendida de diferentes formas pelas Tradições, como Deus, Divino, Sagrado, Energia Superior, entre outros.
Os praticantes da Ecologia Espiritual encontram-se basicamente em três campos: o cientifico e acadêmico, o ambientalismo espiritual ou religioso e o religioso espiritual individual, este último tratando-se de pessoas que estão fortemente conectadas com o meio ambiente.
Em termos acadêmicos há programas bem desenvolvidos em universidades estadunidenses, tais como: a Universidade da Florida na área de concentração Ecologia Espiritual do Programa de Antropologia Ecológica; na Universidade do Havaí em programas do Centro de Estudo de Cultura e Religião. Há programas, também, na Faculdade Schumacher, na Inglaterra.
Dentro do Esoterismo Ocidental, uma das organizações que tem se preocupado com a questão é Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, AMORC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário