terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Enc: Sergio Romagnolo. Casa Triângulo. Abertura Quinta-feira [Opening Thursday]



----- Mensagem encaminhada -----
De: Casa Triângulo
Para: odenir.ferro@yahoo.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011 8:02
Assunto: Sergio Romagnolo. Casa Triângulo. Abertura Quinta-feira [Opening Thursday]
rua pais de araújo 77 / são paulo / brasilcep 04531-090 / t: +55 11 3167-5621
SERGIO ROMAGNOLO A Feiticeira e as MáquinasABERTURA 15 DE DEZEMBRO DAS 20 ÀS 23 HORASDE 16 DE DEZEMBRO A 28 DE JANEIRO DE 2012_TERÇA A SÁBADO DAS 11 ÀS 19 HORAS
A Casa Triângulo tem o prazer de apresentar a exposição individual de Sergio Romagnolo, intitulada A Feiticeira e as máquinas. O artista completa este ano 35 anos de uma carreira que abriga mostras em quatro Bienais de São Paulo, galerias e museus do Brasil e do exterior. Em 2011, foi lançado livro retrospectivo com 240 páginas sobre sua obra pela editora Martins Fontes, com textos de Agnaldo Farias, Oswaldo Corrêa da Costa e do próprio Romagnolo.O CORPO DENSO DA IMAGEMA passagem para a escultura e, dentro dela, para a escultura de plástico, um corolário natural, começou a acontecer ainda em 1986. O artista acentua-lhes seu caráter oco, como a destacar o corpo ausente que lhes serviu de molde, um princípio que, como já foi assinalado, pertence à máscara mortuária. Vale destacar que ao invés do bronze, material nobre, a chapa de plástico (poliestireno de 2 mm de espessura) foi, desde o início, o material utilizado. Em seu Mitologias, Roland Barthes contrapôs o plástico à madeira, frisando sua aparência "simultaneamente grosseira e higiênica", acusando-o de matar "o prazer, a suavidade, a humanidade do tato"1. Mais adiante, no mesmo livro, na sequência de seu comentário sobre a total versatilidade do plástico, afirma que não obstante essa sua potencialidade quase mágica, o plástico é a primeira substância a admitir o prosaísmo, a banalidade. E conclui: "o mundo inteiro pode ser plastificado, e mesmo a própria vida, visto que, ao que parece, já se começaram a fabricar aortas de plástico"2. De fato, na qualidade de matéria, o plástico vale como sinônimo da era industrial, especialmente em razão de sua infinita maleabilidade, sua total docilidade às demandas mercantis, de tal modo que, derretido, ele, com a mesma facilidade, pode converter-se em balde, copo, vassoura, boneca, carro, banco, poste, casa, etc. Armado com um maçarico de gás propano, Romagnolo amolece a placa de plástico para em seguida encostá-la sobre o modelo de argila úmida, que tanto pode ser uma réplica de um profeta de Aleijadinho quanto a carroceria de um Fusca. Qualquer que seja a matriz, como uma das esculturas da série produzidas a partir de modelos de meninas, ou inspirada numa escultura histórica, ou ainda num objeto industrializado, feito em série, a ação do artista consiste em "desfuncionalizar" o plástico, realizando a partir dele uma cópia mal-ajambrada, deliberadamente imperfeita, um rebaixamento do objeto que, curiosamente, termina por exaltar a expressividade do material, sua humanidade graciosamente bruta. Coisa semelhante acontece com suas imagens. Após as pinturas dos anos 1980, o artista retorna a essa linguagem com a série dedicada à Feiticeira, onde as imagens televisivas se embaralham, como se os frames que compõem a narrativa se sobrepusessem em múltiplas dobras. Como se as imagens ficassem fora de controle, ganhassem autonomia e, animadas com esse fato, se pusessem deliberadamente a procurar novas possibilidades, abandonando a clareza pretendida por nós, espectadores. Como se a narrativa do mundo entrasse em convulsão e nada mais tivesse um sentido claro.
AGNALDO FARIAS
1In: Mitologias. São Paulo: Difel, p. 42.
2Id., p. 113.
SERGIO ROMAGNOLO The Witch and the machinesOPENING DECEMBER 15THFROM 8 PM TO 11 PMFROM DECEMBER 16TH TO JANUARY 28TH_TUESDAY TO SATURDAY FROM 11 AM TO 7 PM
Casa Triângulo is pleased to present the solo exhibition of artist Sergio Romagnolo, entitled The Witch and the machines. Sergio Romagnolo is completing 35 years of a career that include exhibitions in galleries and museums in Brazil and abroad and also four participations in São Paulo Biennials. In 2011, a retrospective book with 240 pages was release by Martins Fontes, with texts by Agnaldo Farias, Oswaldo Corrêa da Costa and Romagnolo.THE DENSE BODY OF THE IMAGEThe transition to sculpture and, within it, to plastic, a natural corollary, began to happen in 1986. The artist accentuates their hollow character, as if pointing to the absent corpus that was molded, a principle that, as noted above, applies to the death mask. It is worth mentioning that, unlike bronze, a noble material, the plastic sheet (2mm polystyrene) was, from the beginning, the material employed. In his Mythologies, Roland Barthes contrasted plastic with wood, highlighting its "simultaneously crude and hygienic" appearance, accusing it of killing "the pleasure, the softness, the humanity of touch"1. Later, in the same book, following his commentary on the overall versatility of plastic, he states that, despite its almost magical potential, plastic is the first substance to admit the prosaic, the banal. He concludes: "the entire world can be plasticized, even life itself, since it seems they have already begun to manufacture plastic aortas"2. In fact, as a material, plastic is synonymous with the industrial era, especially because of its infinite malleability, its total servility to market demands, so much so that, once melted, it can just as easily become bucket, cup, broom, doll, car, bench, post, house, etc. Armed with a propane torch, Romagnolo softens the plastic sheet and lays it on the wet clay mold, which can just as easily be a replica of an Aleijadinho prophet or the body of a Volkswagen Beetle. Whatever the matrix, be it one of the series of sculptures made from models of girls, or one inspired by a historical sculpture or an industrial, mass-produced object, the artist acts to counter the function of plastic, making a deliberately imperfect and messy copy, a lowering of the object that, curiously, ends up by exalting the expressiveness of the material, its gracefully crude humanity. Something similar happens to his images. After the paintings from the 1980s, the artist returns to this medium with the series dedicated to Samantha, where television images are scrambled, as if the frames that make up the narrative overlapped in multiple folds. It is as if the pictures became out of control, acquired autonomy and, animated by this, deliberately set out to seek new possibilities, abandoning the clarity desired by us, the viewers. As if the narrative of the world went into convulsions and things no longer had a clear meaning.
AGNALDO FARIAS
1In: Mitologias. São Paulo: Difel, p. 42.
2Id., p. 113.


 

Casa Triângulo | Rua Pais de Araujo 77 | São Paulo | Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário